Nesta segunda-feira (14) foi realizada uma audiência pública para debater a implantação do novo sistema de pedágio eletrônico, conhecido como Free Flow, na Via Dutra (BR-116). O encontro aconteceu no auditório da Procuradoria da República, em São Paulo.
O novo modelo de cobrança, que dispensa praças físicas e permite a identificação dos veículos por sensores e câmeras instalados em pórticos, deve entrar em operação nos próximos meses. Os primeiros pontos eletrônicos serão instalados na região metropolitana de São Paulo, impactando diretamente os motoristas que trafegam pelo trecho entre a capital, Guarulhos e Arujá.
Organizada pelo Ministério Público Federal (MPF), a audiência pública tem como objetivo ampliar o debate com a sociedade e permitir que a população manifeste suas preocupações e sugestões. Além disso, será uma oportunidade para que representantes de órgãos públicos e empresas responsáveis pela operação do sistema apresentem esclarecimentos e detalhes técnicos sobre a implementação do Free Flow.