MPF questiona pedágio eletrônico na Via Dutra e levanta alerta sobre possíveis multas injustas

O Ministério Público Federal (MPF) está de olho no novo modelo de pedágio que será implementado na Via Dutra, entre São Paulo, Guarulhos e Arujá. O sistema, conhecido como free flow, faz a cobrança automaticamente, sem a necessidade de parar em praças ou passar por cancelas.

A mudança, que promete modernizar o trânsito, vem sendo acompanhada com preocupação por parte do MPF. O motivo? O aumento de reclamações de motoristas que estão sendo multados por evasão em outras rodovias que já adotaram esse tipo de cobrança.

Durante uma audiência pública realizada nesta segunda-feira (14), o MPF cobrou mais clareza sobre como o sistema será implantado e como os motoristas serão avisados. A principal exigência é que o processo seja justo e transparente.

Raquel Carneiro, diretora da Companhia Paulista de Parcerias (CPP), responsável pelo sistema, afirmou em entrevista ao G1, que muitos condutores são multados por falta de informação. Segundo ela, a empresa está usando diversos meios — como SMS e e-mails — para orientar os usuários da via.

A concessionária garantiu que haverá um período de adaptação antes do início da fiscalização com multas, mas não deixou claro quanto tempo isso vai durar.

Durante a audiência, o promotor Guilherme Rocha Göpfert demonstrou preocupação com o modo como as multas serão aplicadas.
“Não é como furar uma cancela. O motorista só passa por um pórtico. Precisamos avaliar se é realmente justo aplicar multas nesses casos”, afirmou em entrevista ao G1.

Amparo e Circuito das Águas continuam fazendo movimentações nas redes sociais, porque a comunicação em regiões rurais é ainda mais difícil. Muitos discutem tanto sobre os valores que vão pesar no bolso, quanto no acesso das pessoas a essas informações.

Multas já estão ocorrendo em outras estradas

Segundo o site do G1, entre dezembro de 2024 e março de 2025, mais de 181 mil multas por evasão de pedágio foram registradas em rodovias que já utilizam o sistema eletrônico. O número levanta um sinal de alerta sobre o que pode acontecer com os motoristas da Via Dutra.

Veja mais
BAIXE O FORMULÁRIO

Clique aqui para fazer o download do formulário e comece a coletar as assinaturas

WHATSAPP

(19) 9990-0015

Envie uma mensagem para o nosso whatsapp