Interior de SP terá 16 novos pedágios a partir de 2026; sistema será automático

A partir de abril de 2026, as regiões de Sorocaba e Itapetininga, no interior de São Paulo, passarão a contar com 16 novos pontos de cobrança de pedágio. A medida será implementada pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), conforme informações divulgadas pela Secretaria de Mobilidade (Semob) de Sorocaba.

De acordo com a administração municipal, ainda não há detalhes sobre o projeto executivo, o que impede, por ora, a definição de estratégias locais. A expectativa é que o planejamento municipal avance ao longo deste ano.

O tema começou a ser debatido na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) na última semana de março, com a participação do deputado estadual Vitão do Cachorrão (Republicanos), ex-vereador de Sorocaba.

A instalação dos novos pedágios deve impactar diretamente os motoristas que trafegam pela cidade, especialmente na Rodovia Raposo Tavares (SP-270), uma das principais vias da região.

Redução de tarifas em rodovias

No último domingo (30), oito pedágios em três rodovias paulistas tiveram as tarifas reduzidas. As alterações foram aplicadas em trechos da Raposo Tavares (SP-270) e da José Ermírio de Moraes (SP-075), na região de Sorocaba, e da Rodovia Presidente Castelo Branco (SP-280), na Grande São Paulo.

No chamado “lote Sorocabana”, a redução variou entre 23,8% e 25,4% nas cabines automáticas, e entre 19,8% e 21,4% nas cabines manuais.

Cobrança eletrônica e sistema Free Flow

Durante coletiva de imprensa, o gerente executivo de operações da concessionária CCR Sorocabana, Vinicius Antonioli, detalhou o funcionamento do novo modelo de cobrança. A tecnologia adotada será o sistema Free Flow, que dispensa a presença de praças de pedágio físicas.

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