Alguns descansam, o pedágio trabalha: reajuste de pedágios no Dia do Trabalhador
As tarifas de pedágio nas rodovias do interior de São Paulo sofreram um reajuste inesperado. A nova taxa, que entrou em vigor à meia-noite da última quinta-feira, 1º de maio de 2025, passou a impactar o bolso de milhares de motoristas.
O aumento médio de 5,48% foi autorizado pela ARTESP (Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo), com base no IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) acumulado entre março de 2024 e março de 2025.
Outro tema que continua gerando indignação entre os usuários é a aplicação desenfreada de multas no sistema Free Flow. Muitos motoristas passam pelos pórticos de cobrança sem perceber, por falta de sinalização clara, e são posteriormente autuados por evasão de pedágio, com multa de R$ 195,23 e cinco pontos na carteira de habilitação.
Todo o estado tem sido impactado por essa política. Um exemplo é a Rodovia Rio-Santos, que já registrou 1,26 milhão de multas, dado que evidencia a falta de preparo e orientação à população.
Diversos parlamentares têm se unido à população por meio do movimento “Pedágio Aqui Não”, buscando, em São Paulo e até em Brasília, alternativas para reduzir os danos e transtornos provocados pelas medidas que, mais uma vez, recaem sobre os contribuintes.